O Anonymous, famoso grupo hacktivista, acusou o TikTok – popular aplicativo de criar e compartilhar vídeos curtos – de roubar dados dos usuários e está pedindo a população para desinstalar o aplicativo imediatamente.

A denúncia foi feita através do Twitter, após um dos perfis da rede dos Anonymous compartilhar o tweet de um desenvolvedor, a qual revelou dados que o TikTok coleta de seus usuários.

Publicação Anonymous sobre TikTok
Tradução: Exclua o TikTok agora; Se você conhece alguém que está usando, explique a ele que se trata essencialmente de um malware operado pelo governo chinês executando uma operação massiva de espionagem

O tuíte foi em resposta a outra publicação na rede social, de um usuário do fórum Reddit que supostamente havia descoberto o roubo de dados ao revirar o código do aplicativo.

De acordo com o autor do post, essas são as informações às quais o TikTok teria acesso:

  • O hardware do seu computador, ou seja, o tipo de CPU, dimensões da tela, uso de memória, espaço em disco, número de série e entre outros
  • Os aplicativos que você instalou, incluindo também os já apagados.
  • Tudo relacionado à sua rede, incluindo seu endereço IP, nome de acesso WiFI, seu mac e outras coisas.
  • Sua localização em tempo real, sendo uma função que é usada o tempo todo e localiza você a cada 30 segundos usando GPS.
  • Por fim, ele também instala um servidor proxy local dentro do seu computador que os ajuda a “transcodificar mídia”.

O autor do post afirma que o app dificulta a análise do código com um algoritmo que muda a cada atualização, segundo ele, este é o aplicativo que coleta mais informações de seus usuários, ainda mais que o Twitter e o Facebook.

Declarações

Em declaração ao jornal espanhol 20 minutos, a empresa afirmou que “leva a sério as acusações feitas”:

Nossa equipe de segurança da informação conduz um processo contínuo para verificar e corrigir vulnerabilidades de segurança. Incluímos empresas de segurança de classe mundial nessas avaliações.

Histórico Conturbado

A acusação da Anonymous não aconteceu de forma isolada, usuários do iOS já haviam relatado, na última semana, indícios que o TikTok espionava o que era copiado e colado nos dispositivos.

Além disso, o  aplicativo foi banido da Índia  junto com diversos outros apps chineses, em um movimento anti-China, a qual se sucedeu no país.

Em declaração à Fox, Mike Pompeo, secretário de Estado dos EUA, afirmou que o país está certamente avaliando banir o TikTok e outros aplicativos chineses.

VIA   Tecnologia Ig


Leia Mais

No Man's Sky - Tumb Jogo

 

Relacionado Posts

Welcome Back!

Login to your account below

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist