O Linux Mint sem dúvidas é uma das distribuições Linux mais populares, tanto por ofertar diversos recursos quanto por ser muito amigável para novos usuários que estão querendo aprofundar na experiência de um novo Sistema Operacional.
A nova release do Mint é a 20.04 LTS e chama-se Ulyana, vem com software atualizado e traz aprimoramentos e muitos novos recursos. Confira!
Novos Recursos
Interfaces gráficas
O Linux Mint 20 está disponível nos três ambientes gráficos tradicionais: Cinnamon|MATE|Xfce. e como será baseado no Ubuntu 20.04, só será disponibilizada a versão de 64 bits.
Componentes principais
O Linux Mint 20 apresenta o Cinnamon 4.6, um kernel Linux 5.4, uma base de pacotes do Ubuntu 20.04 LTS.
Warpinator
O Warpinator é uma nova aplicação criada pelos desenvolvedores do Linux Mint, sua função é ajudar a resolver um problema comum: compartilhamento de arquivos em rede.
Seu funcionamento é semelhante a aplicações já conhecidas, como o AirDrop da Apple, com a diferença que foi criado exclusivamente para o Linux Mint.
Suporte a Hardware
Por ter sido baseado no Ubuntu 20.04 LTS, a nova versão trouxe algumas novidades ao Linux Mint 20 no quesito “Suporte a Hardware”.
Agora é possível usar sua placa Nvidia em um laptop com gráficos híbridos de forma mais integrada ao sistema, isso permite que você possa trocar os perfis de energia diretamente pelo Applet localizado na área de notificações.
Nas versões Cinammon e Mate (a versão Xfce não possui) também é possível iniciar as aplicações com a Placa de Vídeo dedicada diretamente pelo “menu”, basta clicar com o botão direito do mouse na aplicação desejada e selecionar a opção “rodar com a GPU Nvidia”.
Ícones Tray
Em todas as edições (Cinnamon, MATE e Xfce) muitos dos ícones da bandeja foram harmonizados e receberam um re-design leve.
Gerenciador de Arquivos
O desempenho do gerenciador de arquivos Nemo foi aprimorado. A nova versão tenta priorizar o conteúdo e a navegação e atrasar as miniaturas o máximo possível.
Canela 4.6
Nas Configurações de exibição, agora é possível definir a taxa de atualização, em um valor entre 100% e 200%, antes a escala era definida apenas em 100% ou 200%.
A versão Cinnamon possui suporte a “Refresh Rate” no gestor de monitores, o suporte a HDPI também foi melhorado, o que é bom para quem trabalha com altas resoluções.
Melhorias na arte
O tema Mint-Y fornece uma boa variedade de cores, onde vemos a adição de novas cores, como o amarelo.
Na tela de boas-vindas, há a opção de escolher o “Desktop Color”, bem como alternar entre a opção Dark e Light do tema.
Melhorias no XApps
As 3 versões compartilham algumas aplicações em comum, são os chamados: XApps.
Alguns deles (Xed, Xviewer, Xreader, XappStatusIcon) receberam algumas pequenas novidades, como a adição de botões, tweaks, novas funções, tudo no intuito de lapidar as aplicações e melhorarem cada vez mais.
Game Mode
O “Game Mode” é um utilitário, sem interface gráfica, que roda background, focado em jogos, dá prioridade a tarefas e foca recursos do sistema para os jogos.
Agora o Game Mode da Feral Interactive vem pré-instalado como padrão na versão 20.
Os drivers da Nvidia chegam na versão 400.40x. Da mesma forma, os drivers Intel e Amd, a qual fazem parte do pacote “mesa” estão presentes e fazem da versão 20 do Mint uma ótima alternativa para quem deseja jogar.
Outras melhorias
Gdebi, a ferramenta usada para abrir e instalar arquivos .deb, recebeu uma nova interface de usuário.
Melhorias no sistema
- O Snapd está desativado por padrão;
- As recomendações do APT são ativadas por padrão para pacotes recém-instalados;
- As sessões ao vivo executadas no Virtualbox automaticamente aumentam sua resolução para um mínimo de 1024×768.
Estratégia LTS
- O Linux Mint 20 receberá atualizações de segurança até 2025, graças ao modelo de suporta a longo prazo da Canonical;
- A equipe de desenvolvimento focará nessa versão e não trabalhará em uma nova até 2022;
- Até 2022, as versões futuras do Linux Mint usarão a mesma base de pacotes que o Linux Mint 20, tornando os upgrades desnecessários.
VIA Diolinux Linux Mint