Diferença entre desenvolvedora e publisher de games


3
Q3P2FKCWZZP7DK4TONJG56M4ZI scaled
📸: REUTERS

Desenvolvedora e publisher, qual a diferença entre esses dois termos no mundo dos vídeo games? Muitas pessoas ainda não têm clareza sobre o que diferencia um do outro. Mas na verdade, é um bem simples. A grosso modo podemos dizer que a desenvolvedora cria o jogo e a editora/publisher vende ele.

As desenvolvedoras são responsáveis por criar as mecânicas dos games, fazer toda a parte visual, deixar o produto redondinho para ser jogado. A parte técnica é com a desenvolvedora. Publishers são responsáveis pelo marketing, vendas e relações públicas dele.

Desenvolvedoras dentro de publishers

desenvolvedora x publisher

Grandes editoras têm seus próprios estúdios trabalhando para eles, como a PlayStation que tem o Santa Monica Studio, responsável pelo desenvolvimento de God of War, mas a publicação é de responsabilidade deles. Outro exemplo, Assassins’s Creed Odyssey, ele foi desenvolvido por 7 estúdios da Ubisoft, até ser lançado pela própria.

Mas desenvolvedores menores não possuem tanta visibilidade e dinheiro para divulgar seus jogos do 0, então quando eles possuem uma ideia e alguma arte conceitual, eles costumam ir às publishers para lançar seu jogo. Se as editoras gostarem, elas podem financiá-lo e à medida que o jogo se aproxima da conclusão, os editores comercializam e distribuem o produto final.


Gostou? Compartilhe com um amigo

3
Ramon Felix

Entusiasta a games e qualquer coisa relacionado ao mundo da tecnologia.