Nesta quarta-feira (15/07) a rede social Twitter sofreu um ataque de grande escala, onde uma série de empresas e personalidades populares na rede foram hackeadas.
O ataque tomou proporções inimagináveis, grandes nomes da tecnologia incluindo Bill Gates, fundador da Microsoft, Elon Musk CEO da Tesla e Jeff Bezos CEO da Amazon, tiveram suas contas invadidas, além de empresas como Apple e Uber.
Além do setor tecnológico, diversas personalidades relevantes também foram afetadas, como Barack Obama, Michael Bloomberg, Joe Biden, o rapper Kanye West, o bilionário Warren Buffet e todos políticos do partido democrata nos Estados Unidos.
Os perfis invadidos basicamente divulgaram mensagens semelhantes: pediram aos seus seguidores que fizessem doações em Bitcoin (criptomoeda), com a promessa que o valor depositado seria devolvido em dobro.
O Golpe
A promessa era a seguinte: quem depositasse US$ 1.000, por exemplo, receberia US$ 2.000.
A “oferta” tinha um prazo limitadíssimo, era válida apenas por 30 minutos, para incentivar a ação rápida dos seguidores.
A mesma promessa também foi feita em outros perfis, como Jeff Bezos, Bill Gates e tantos outros.
Danos
Diversos usuários comentaram ter feito as transações, mas obviamente não tiveram nenhum retorno e perderam suas criptomoedas.
As transações em Bitcoin obtidas em Registro Públicos mostram que a conta listada nos tuítes do golpe recebeu mais de 300 transações, totalizando 12 Bitcoins, ou 108 mil dólares na cotação atual.
Pronunciamento do Twitter
Uma hora após a publicação das mensagens falsas, a conta suporte do Twitter publicou uma nota na própria rede social e comunicou que a empresa está ciente do incidente aos perfis, afirmando que está investigando o caso.

Depois do comunicado, a empresa se manisfestou mais uma vez alertando que usuários não poderiam redefinir senhas ou postar novas publicações, para evitar mais danos.
O método usado para invadir as contas não foi revelado, provavelmente se trata mais de um caso de engenharia social ou alguma falha na plataforma do Twitter do que propriamente roubo de senhas, pois os perfis atacados provavelmente tomavam medidas de segurança, como a verificação em duas etapas.