Na madrugada de hoje (17), usuários do aplicativo Globoplay foram pegos de surpresa após receberem duas mensagens inusitadas de grupo Hacker, nas notificação do aplicativo.
No conteúdo da mensagem haviam as frases “HACKED BY OURMINE” e “Contact us for better security”, seguido do e-mail para contratar os serviços da OurMine, o que assustou muita gente, pois passou a impressão que o sistema havia sido invadido. Na mensagem pediram, ainda, para subir as tags #GloboHack e #GShowHack no Twitter.

Quem é o grupo Hacker “OurMine”?
O grupo OurMine se auto-intitula “Hackers do bem”, ou seja, não visam roubar dados de clientes, apenas deixam mensagens para divulgar o ataque feito. Tal grupo é conhecido por invadir redes sociais de grandes nomes da tecnologia, famosos e empresas.
Entre seus casos mais famosos de invasão estão Mark Zuckerberg (criador do Facebook), a plataforma Netflix, o Youtube e o clube de futebol Barcelona.
Após o ataque, os usuários estão seguros?
O Globoplay esclareceu que nenhum sistema da Globo ou do Globoplay foi invadido, a invasão foi apenas no sistema de notificação do aplicativo, além disso, nenhuma informação de usuário foi comprometida, pois os Hackers não tiveram acesso a base de dados. Portanto, não é necessário apagar o aplicativo.
Para esclarecer a situação, a Globo destacou ainda:
“O sistema de envio de push notifications do Globoplay, gerenciado por uma empresa parceira, foi alvo de uma ação de cibervandalismo na noite deste sábado, 16/5. Os invasores enviaram duas mensagens que direcionavam o usuário para o site da organização. O Globoplay lamenta o incidente, pede desculpas a todos os seus usuários.”
A Globoplay garintiu que irá “trabalhar internamente e junto aos parceiros para reforçar medidas de segurança que minimizem os riscos de novos incidentes”.
Em suma, foi apenas uma falha de segurança leve, para o bem dos assinantes suas informações não foram comprometidas e tudo isso não passou de um susto.
Fonte: Globo
Veja também