Nesta terça-feira (23), o Instagram anunciou em seu blog oficial o lançamento da função Reels (cenas, em português), a qual adicionará compartilhamento de vídeos criativos e curtos, com efeitos ou edição.
A funcionalidade está em fase experimental, em comparação, tem semelhança com o TikTok, e é o resultado do teste de outro recurso chamado “Cenas”, que foi testado com exclusividade no Brasil de 2019 até os últimos meses.
Além do Brasil o Instagram anunciou que está expandindo esse teste para outros países, como a França e Alemanha.
Com o Reels, as pessoas podem gravar e editar vídeos de 15 segundos, com múltiplos cortes e direito aúdio, efeitos e uma gama de outros recursos criativos.
Além do conhecido Stories, também será possível compartilhar seu “Reels” com amigos e seguidores no seu Feed. Mais do que compartilhar seus reels, o espaço também permite assistir ao conteúdo de qualquer pessoa no Instagram.
Instagram: agora você pode enviar DM no computador
Como funciona
Como criar com Reels no Instagram
Para usar a função, o usuário deverá abrir a câmera do Instagram. Também poderá adicionar filtros, cortes de cena e músicas para ajudar na criação do reels.
Os Reels podem ser gravados de diferentes formas:
- Uma série de trechos
- Todos de uma vez só
- Enviando um vídeo da sua galeria
Funções
Ao pressionar o botão de captura, será mostrado uma barra na parte de cima da tela enquanto grava, para indicar o progresso da gravação.
Entre muitas das funções apresentadas pelo Instagram, estão:
- Áudio: Adicionar uma música da biblioteca de músicas do Instagram ou usar seu próprio áudio original da gravação.
- Efeitos de Realidade Aumentada: os filtros que já existem na Biblioteca do Instagram estarão disponíveis;
- Temporizador e contagem regressiva: defina o temporizador para iniciar a gravação, o que pode ajudar a manter as mãos livres.
- Alinhamento: Permite alinhar objetos antes de gravar o próximo clipe, o que ajuda a fazer os famosos efeitos de transição.
- Velocidade: Permite acelerar ou diminuir a velocidade de parte do vídeo ou áudio selecionado, assim poderá gravar em câmera lenta ou manter o ritmo com a música.
Como compartilhar um Reel
Com o Reels há a opção de compartilhar com seus seguidores ou encontrar conteúdo no Explorar.
Além de poderem ser publicados diretamente na linha do tempo (feed) dos usuários, os vídeos produzidos com o Reels também poderão ser publicados como Stories ou enviados como mensagem privada.
- Quem tem conta pública: é possível compartilhar seu reel em um espaço dedicado na aba Explorar (item de pesquisa), o que dá ao seu reel a chance de ser mais visualizado.
- Quem tem conta privada: é possível compartilhar no Feed para que seus seguidores possam ver o seu reel.
Depois de compartilhar o seu vídeo, ele ficará em uma guia Reels separada em seu perfil, onde as pessoas poderão encontrar outros reels que você já compartilhou. Será possível ver curtidas, comentários e número de visualizações.
Como assistir Reels
O Reels na aba Explorar (pesquisa do instagram) é um novo espaço para curtir encontrar e interagir (curtir, comentar, etc) conteúdos que a comunidade compartilha.
Os usuários nos países em que o Reels está disponível (inclui o Brasil) poderão navegar no Reels na aba Explorar e criar seus próprios.
Será exibido reels com o rótulo “Em destaque“, segundo o Instagram, é uma seleção de reels escolhidos pela curadoria para ajudar a descobrir “conteúdo original”, ou seja, aqueles que são divertidos e culturalmente relevantes de acordo com a empresa.
Rivalidade com o TikTok?
Com mais de 1 bilhão de downloads, e 500 milhões de usuários ativos em todo o mundo, o serviço do TikTok traz vídeos curtos e criativos.
Para o Facebook, os vídeos curtos tem sido uma tendência, 45% dos filmes publicados pelos usuários na linha do tempo principal tinham menos de 15 segundos, disso veio a idéia de vídeos com essa duração no Reels.
Coincidência ou não, 15 segundos também é a duração máxima de vídeos do aplicativo chinês TikTok, uma das principais sensações da quarentena.
São muitos momentos compartilhados pela comunidade no TikTok, é lá que nascem muitos memes e ideias que viram febre, que depois se propagam na internet, até mesmo pelo Instagram.
É algo que o próprio Instagram reconhece: “A tendência é que as pessoas estão distribuindo conteúdo no Instagram”, disse Shan, Vishal Shan, chefe de produto do Instagram, citando apps como o TikTok e outro rival, o Snapchat.
“Não queremos restringir a criatividade dos usuários. O que importa é que quanto mais conteúdo houve para nossos usuários, melhor”, explica. “Mas também é bom poder concentrar coisas em um aplicativo só.”
O principal ponto forte do TikTok é o algoritmo de recomendação, que junta curadoria humana e Inteligência Artificial. São recomendados conteúdos novos que o usuário não está habituado e que podem interessá-lo, e não apenas conteúdos em alta ou interesses.
A idéia cativou o Facebook também, que implementará um sistema para descobrir conteúdo, que promete envolver humano e máquina e ir além dos interesses do usuário.
“Queremos ajudar as pessoas a conhecerem novos criadores. Inclusive, qualquer um poderá ser descoberto”, afirmou Chan.
Para ele, produzir conteúdo é uma nova forma de entretenimento próprio. “Quando eu era jovem, me juntava com meus amigos pra jogar videogame. Hoje, os jovens se juntam para criar seus vídeos.”