Inesperavelmente hoje (22/06) fomos bombardeados com a notícia que o serviço Mixer será descontinuado. Isso mesmo… a Microsoft irá encerrar o suporte para a plataforma em 22 de Julho.
O anúncio significa que a empresa irá transferir as parcerias firmadas com os Streamers para o Facebook Gaming a partir de hoje, descontinuando completamente suas operações com o serviço do Mixer dentro de 1 mês.
Mixer
A plataforma, desenvolvido pela Microsoft e lançada oficialmente em Janeiro de 2016, competia diretamente com outras plataformas de Streaming, como o Twitch, o YouTube e até o Facebook Gaming, por exemplo; chegou até a fechar contratos exclusivos com grandes streamers, como Ninja.
“Começamos bem atrás, em termos de onde os espectadores ativos mensais do Mixer eram comparados com alguns dos grandes jogadores”, diz Phil Spencer, chefe de jogos da Microsoft, em entrevista ao The Verge.
Como ficarão os usuários da plataforma?
A Microsoft está em parceria com o Facebook para migrar visualizadores e streamers do Mixer para o Facebook Gaming nas próximas semanas.
Em 22 de julho, todos os sites e aplicativos do Mixer vão redirecionar os visitantes para o Facebook Gaming.
Os Parceiros de Mixer existentes receberão o status de parceiro do Facebook Gaming, os espectadores do Mixer com Ember pendentes, assinantes de canais e do Mixer Pro receberão crédito no cartão de presente do Xbox.
Parceria com o Facebook Gaming
A decisão da microsoft de Parceria com o Facebook é uma estratégia de apelo a ampliação do seu próximo serviço de streaming de jogos, o xCloud.
A visão da Microsoft é permitir que as pessoas joguem instantaneamente os jogos que as pessoas estão transmitindo, semelhante ao Stadia do Google. O intuito da Microsoft era atingir 2 Bilhões de usuários.
Porém, o Mixer não possui a escala e a audiência necessária para oferecer isso de maneira mais ampla, por isso a importância de ser levar o xCloud para o Facebook Gaming.
Fim necessário?
A Microsoft enfrentou uma decisão entre abandonar o Mixer, vendê-lo ou até investir mais dinheiro sem garantir que atingisse a escala necessária para competir.
Segundo Phil Spencer, chefe da divisão Xbox da Microsoft, a decisão foi tomada pensando na comunidade:
Não era tanto sobre o retorno de vendas, tratava-se de encontrar uma parceria que fosse a melhor para a comunidade e streamers”. Nós pensamos que essa é a resposta, e isso nos dá um grande lugar para lançar mais conteúdo do xCloud e dar aos jogadores a capacidade de jogar a partir de lá.”
A empresa até recrutou streamers como Ninja e Shroud, com contratos exclusivos, mas eles não foram suficientes para o engajamento e incentivar as pessoas usarem mais o serviço.
Segundo especulações, Ninja e Shroud recusaram a proposta de se unir ao Facebook Gaming. Agora, eles e outros streamers estão à deriva e livres para se juntar a outras plataformas de streaming.
Muitos fãs imploraram ao Ninja para retornar a Twitch, que se pronunciou no Twitter:

Datas
Apesar de ainda não haver data para o xCloud chegar ao serviço de streaming do Facebook, a Microsoft está se preparando para lançar o streaming do xCloud ainda este ano, como parte da oferta Xbox Game Pass da empresa
Phill Spencer afirmou que não deve demorar: “Acho que não teremos que esperar muito para ver os resultados dessa colaboração entre as duas empresas para colocar essa tecnologia para os espectadores do Facebook Gaming”.
Fonte: The Verge