Os avanços científicos e tecnológico nos revelou que o universo não é uma imensidão silenciosa: as estrelas produzem acústicas infra-sonoras, embora sejam imperceptíveis aos ouvidos humanos, podem ser capturadas e transformadas em músicas.
Esses infrassons foram calculados pelo astrofísico Garik Israelian em 2005. Essa biblioteca acústica única inspirou o israelense e o Dr. Brian May, astrofísico e lendário guitarrista do Queen, a criar um festival para reunir estrelas e música, e assim nasceu Starmus.
A música é o mais recente projeto do Starmus Festival, um evento anual criado pelo astrofísico e guitarrista do Queen Brian May e pelo astrofísico Garik Israelian.
Starmus Festivel tem uma popularidade enorme e reúne ciência espacial e artes, o evento já contou com célebres “estrelas” do espaço, da ciência e da música.
Ouça Startsounds:
A canção “Starsounds” foi disponibilizada no YouTube, pelo Starmus Festival, O clipe traz ainda efeitos visuais imagens com base nas formas de onda estelares e nas imagens do nosso Solcriados por um estúdio britânico DNEG (vencedor do Oscar®).
Confira:
Como a ‘Starsounds’ foi criada
Os sons de explosões de estrelas foram calculados pelo astrofísico Garik Israelense em 2005. Foi ele quem realmente reuniu as ondas infra-sonoras e as compilou em uma enorme biblioteca desde 2005.
Essa biblioteca acústica única inspirou o Dr. Brian May, astrofísico e lendário guitarrista do Queen, a criar a composição Starsounds. Brian May utilizou um método de “aceleração”, onde organizou as ondas acústicas infrassonaras advindas da explosão de estrelas e as converteu em uma faixa sonora audível, resultando em “uma peça hipnótica com harmonias complexas e visuais hipnotizantes”, segundo a retrofuturista.
Curiosidade
A biblioteca de som das estrelas Israelian inspirou diversas obras de arte, incluindo Hans Zimmer e o concerto “The Warped Side of the Universe”, de Paul Zimmer, a qual foi uma espécie de inspiração científica para Interestelar.
O mesmo conceito de composição, utilizando infrassons de estrelas, foi usado como base para os criadores da trilha sonora de Interestelar (2014), premiado filme de ficção científica a qual ganhou diversos Oscars, incluindo em trilha sonora.
VIA Retrofuturista Futurism Tecmundo