Nessa segunda feira o supercomputador Fugaku conquistou o top da lista no Ranking bianual Top500 de supercomputadores mais rápidos do mundo.
Fugaku obteve um resultado de 415,5 petaflops no Top500, sendo 2,8 vezes mais rápido que concorrente, o Summit, fabricado pela IBM e antigo líder da lista com 148,6 petaflops.
Igual ao concorrente, o Fugaku também atua no combate ao coronavírus, incluindo fazer diagnósticos, tratamentos, simulações da disseminação do vírus e teste de eficácia dos programas de rastreamento de aglomeração japonês.
Sobre
Instalado em Kobe pelo instituto Riken e patrocinado pelo governo japonês, Fugaku possui um desempenho High Performance Linpack (HPL).
O supercomputador japonês levou seis anos para ficar pronto e custou mais de US$ 1 bilhão.
Hackintosh: Empresa vende PCs com macOS pré-instalado
Microsoft divulga PC’s compatíveis com o novo Windows 10
Apple planeja vender Macs com processador próprio em 2021
Especificações
Atualmente Fugaku tem:
- 152.064 SoCs A64FX da Fujitsu com 48 núcleos,
- Arquitetura ARM com um total de 7.630.848 núcleos de CPU
- 5.087.232 GB de memória HBM2.
- Clock de 2,GHz (2,2GHz em boost).
- Desempenho máximo: 1 exaflop
Uma curiosidade interessante é que Fugaku utiliza tecnologia ARM, que é muito utilizada em smartphones e dispositivos móveis.
Esta é a primeira vez que um supercomputador com chips baseados na arquitetura ARM lidera o ranking Top500; também é o primeiro supercomputador a liderar 4 rankings de supercomputadores, as outras listas são: HPL-AI, HPCG e Graph500
Fonte: BBC | Mundo Conectado