30O tamanho de aquivos de jogos para a próxima geração deve continuar alto. Há alguns anos, você provavelmente não imaginava que um jogo eletrônico ocupasse 100 gigas de espaço em disco, porém, isso hoje é um fato.
Jogos estão chegando rápido a essa marca que antes parecia um absurdo. Se levarmos em conta alguns exemplos como Call of Duty: Modern Warfare e Warzone, esses títulos beiram fácil a cada da centena de gigas.
LEIA TAMBÉM: PS5 é tão rápido que Unreal Engine 5 precisou ser reescrita
Como se explica isso?
É bem verdade que as empresas desenvolvedoras de motores gráficos estão sempre a desenvolver novas tecnologias e isso impacta significativamente no consumo de espaço. Já na Unreal Engine 4, por exemplo, o tamanho dos arquivos já eram bem grande.
Isso se dar, entre outras coisas, pela potência gráfica que a Epic Games projeta. É aquela coisa: com grandes qualidades gráficas, vem grandes arquivos.
Brincadeiras à parte, essa prática tem se tornado cada vez mais frequente. Empresas buscam, diariamente, entregar não mais só meros jogos, mas uma experiência de imersão completa, e isso exige espaço.
O WCCFTECH conversou com o programador e desenvolvedor de jogos da Unreal Engine, Ryan Shah, sobre o que ele achava do tamanho de arquivos na Unreal Engine 5, e depois de elogiar bastante, o profissional disse que isso pode ser um problema futuramente:
“Parece absolutamente fantástico. Especialmente o sistema Nanite, para começar, eu tive que tirar minha mandíbula do chão depois disso. Isso requer muita dor de cabeça na criação de ativos, mas, ao mesmo tempo, começa a suscitar mais preocupações. E um dos exemplos é o Call of Duty Warzone no momento, pois as pessoas estão assediando a Activision do tamanho de Call of Duty Warzone. E acho que quando temos tecnologias agora no Unreal Engine 5 que nos permitem usar as malhas de origem originais, com as texturas de origem originais e tudo mais, o tamanho dos arquivos do jogo terá que disparar, o que apresenta um conjunto único de desafios.Foi uma apresentação muito interessante.[…] Como o sistema de partículas já está disponível ativamente para nós agora, mesmo em um estado difícil, o que tem sido fantástico para nós, porque isso significa que quando o Unreal Engine 5 finalmente for lançado, temos o poder de pegar o que fizemos agora e meio que trazê-lo para lá em vez de ter que refazer um jogo do zero ou fazer alguns ajustes sérios na portabilidade. Esperamos que seja relativamente fácil explorar realmente todo o potencial.” Disse Shah
Pois é. O tamanho tende a ser maior e isso é inevitável. Sony e Microsoft trabalham em otimização de SSD’s mas isso vai significar rapidez nos carregamentos, não necessariamente economia da espaço.
No Playstation 5 serão pouco mais de 800 gigas livres e no Xbox 1T. A foi feita no WCCFTECH e estendo a vocês: quantos jogos caberão nos armazenamentos?