O Xbox Game Studios e a Bethesda parece terem encontrado uma cinergia, após aquisição da empresa pela Microsoft. Segundo um chefe de Xbox, os problemas no desenvolvimento de Starfield foram solucionados e o estúdio está trabalhando duro para entregar o game o mais breve possível.
Problemas como o de Crunch na indústria de jogos já foi mais comum do que muitos imaginam. Para quem ainda não sabe, a grosso modo, Crunch é quando uma empresa está desenvolvendo algo e, nos dias anterior ao lançamento do produto ( no caso, o jogo ), a equipe de produção acelera o desenvolvimento para entregar no prazo estipulado. Só que neste meio tempo, práticas de trabalho excessivas com carga horária de 10 horas, por exemplo, podem ser vistas, ocasionando problemas na saúde dos colaboradores.
Em jogos como Red Dead Redemption 2, por exemplo, a imprensa teve conhecimento, por meio de Dan Houser, um dos diretores do estúdio, que houve situações que a equipe de produção do jogo trabalhou 100 horas por semana para terminar a tempo do lançamento.
Pois bem, pelo que parece a Bethesda não sofrerá com isso. Agora que a empresa foi comprada pela Microsoft e integrada aos estúdios do Xbox, todos os problemas – inclusive esse – foram resolvidos. Em uma sessão de perguntas e respostas noticiada pelo Kotaku, o chefe do Xbox Game Studios, Matt Booty, disse que hoje isso não é mais problema para a Bethesda. No passado, a empresa foi acusada de Crunch em jogos como Fallout.
O executivo falou sobre o assunto durante as respostas:
“A cultura do Crunch é… se você voltar 10 anos atrás, é um pouco injusto colocar isso em um estúdio. Era apenas parte da indústria. Não estou dizendo isso para justificar, só estou dizendo que fazia parte da cultura da indústria. Eu literalmente dormi debaixo da minha mesa no início da minha carreira. E olhamos para isso como um distintivo de honra.” disse Booty.
E completou dizendo:
“Eu sei por falar com a liderança da Bethesda que não temos uma situação em que as pessoas estão rangendo e temos essa atmosfera de intimidação… estou confiante nisso.”
Starfield foi oficialmente adiado para o primeiro semestre de 2023, para que a empresa tivesse mais tempo de desenvolvimento.
Starfield chegará para Xbox Series S/X e PC.
Leia também: